SAÚDE

Publicada em 23/01/17 as 11:23h - 47 visualizações
Pesquisadores identificam mais de 500 proteínas modificadas devido ao zika

Rádio Viva FM 105,7 - Bebedouro-SP

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Viva FM 105,7 - Bebedouro-SP)

Uma parceria entre universidades e instituições de pesquisa do Brasil conseguiu identificar mais de 500 proteínas que são modificadas devido à ação do vírus da zika no cérebro humano. De acordo com o professor Stevens Rehen, que assina o artigo publicado nesta segunda-feira (23), a descoberta pode ajudar a criar novos alvos de terapia contra a infecção antes da morte das células.

O mesmo grupo de pesquisadores já havia percebido que as células-tronco neurais morriam até uma semana após a infecção pelo vírus da zika. Desta vez, eles resolveram entender como as células reagiam antes de morrer.


Para conseguir isso, usaram "minicérebros" precoces, em fase inicial - em laboratório, é feita uma reprogramação celular por meio de células-tronco. Pequenas estruturas de neurônios crescem e recriam, em certa medida, o funcionamento do órgão mais complexo do corpo humano.

O grupo coletou o vírus da zika de um paciente brasileiro e o usou para infectar tais "minicérebros". Comparando células infectadas e não infectadas, eles observaram a expressão gênica e das proteínas. Os cientistas analisaram as características das células pouco antes de morrer para entender como o zika compromete o cérebro fetal - identificando mais de 500 proteínas modificadas. 

"O principal fato do trabalho é ter chegado a este mapa de 500 proteínas que são úteis como pistas para se buscar estratégias de entender, primeiro, como funciona todo o processo degenerativo causado pela infecção, mas também tentar buscar formas de reverter", disse o professor Stevens Rehen.

A pesquisa é uma parceria de especialistas do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Campinas (Unicamp), Instituto Evandro Chagas, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Pará.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Redes Sociais


(17) 3342-1144

Hora Certa
Peça sua Música

  • Reginaldo
    Cidade: Jaboticabal
    Mensagem: Tudo oura vez - com Belchior
  • Nardon
    Cidade: Mogi Guaçú SP
    Mensagem: Queen of Rain - Roxette
  • karen
    Cidade: bebedouro_sp
    Mensagem: spice girls 2 become 1
  • alexandre
    Cidade: Bebedouro
    Mensagem: Patient - Gun's Roses
  • Raimundo Oliveira
    Cidade: Araraquara
    Mensagem: A warm summer night
  • Cristiane Aguiar
    Cidade: Bebedouro
    Mensagem: Wuthering Heights - Kate Bush
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 41479 Usuários Online: 6


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

Rádio Viva FM 105,7 - Bebedouro-SP
Copyright (c) 2017 - Rádio Viva FM 105,7 - Bebedouro-SP - Todos os direitos reservados